“O mundo continua sedento pela evolução científica, e sem ele não se produz riqueza, tecnologia ou desenvolvimento humano. Precisamos ir em frente.” É com este entendimento que o médico e doutor em oftalmologia, Thiago George Cabral Silva, tem trilhado seu caminho na ciência brasileira. Novo afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) da Regional Nordeste e Espírito Santo, Thiago atua no campo clínico-cirúrgico da retinologia.

Nascido no ano de 1978, em Natal, no Rio Grande do Norte, o médico tem lembranças de uma infância tranquila, com brincadeiras de rua e partidas de futebol. Sua família era de contadores, e deles diz que herdou o “caráter e retidão na formação técnica, científica e ética”. Mas, na escolha da profissão, outras três famílias tiveram uma grande influência: as de seus amigos Rostand, Marcelo e Rodrigo. Os três, filhos de médicos e hoje também praticantes da medicina, contribuíram para o interesse de Thiago em seguir carreira na área.

Decidido pela graduação em medicina, ao concluir o ensino médio, Thiago se inscreveu para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Única escola médica no estado até então, a concorrência foi grande, lembra o cientista. Após realizar o curso entre 1998 e 2004, no último ano escolheu morar em São Paulo para participar da residência em oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE/SP). “Foram três anos maravilhosos de total imersão no olho humano”, recorda o Acadêmico. Lá e também na Universidade de São Paulo (USP), passou cinco anos especializando-se em retina.

Ainda no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual do HSPE, completou o mestrado em ciências da saúde em 2012 e, logo em seguida, ingressou no doutorado em retina e angiogênese na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que concluiu em 2017. No período de 2015 a 2016, ainda completou sua formação com o pós-doutorado na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos, pesquisando as distrofias e doenças hereditárias da retina. “Foi um período ímpar de ganho intelectual, numa área em recém expansão, a engenharia genética e Crispr [sigla em inglês para Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas] em oftalmologia”, acrescentou. Esta técnica identifica o gene causador da doença na célula do paciente e a “edita”, retirando o gene defeituoso e reinserindo a célula modificada no doente. A célula com DNA “corrigido” se replica e a doença desaparece. “Mas ainda estamos em fase de testagem clínica. Para o mercado, demora ainda de cinco a dez anos”, disse ele.

Hoje, além de atuar como professor na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), exerce a função de pesquisador na Unifesp e na Columbia University. Ele explica que, no seu campo de investigação, a engenharia genética e o Crispr oferecem novas perspectivas para curar pacientes com doenças genéticas da retina que, até pouco tempo, não tinham esperança de tratamento. “Modificar geneticamente células oculares de paciente cegos e fazê-los voltar e enxergar, já imaginou? Não há forma de quantificar esse desafio”.

Quanto ao título recebido da ABC como membro afiliado para o período de 2018 a 2022, o médico declara: “Minha ideia junto à ABC é aprender, com os mais experientes, novas formas de melhorar a ciência brasileira e a vida das pessoas. E ensinar aos mais jovens esse belo caminho do conhecimento e da cura de doenças complexas”.

Veja a repercussão recente do trabalho do Acadêmico Thiago Cabral na grande mídia:

TV GLOBO | FANTÁSTICO, 7/1/2018
Crispr e engenharia genética: Homem cria mistura que diz ser capaz de alterar DNA e o deixar mais forte

TV GLOBO | PROGRAMA BEM ESTAR, 5/1/2018
Miopia aumenta a chance de glaucoma e catarata precoce

TV GLOBO | PROGRAMA BOM DIA ES, 5/1/2018
Médico do ES fala sobre pesquisa que consegue modificar genes humanos defeituosos

RECORD NEWS, 12/01/2018
Médico da UFES participa de pesquisa nos EUA para curar cegueira

TV GLOBO | PROGRAMA BOM DIA ES, 10/01/2018
Médico da Ufes explica pesquisa para curar cegueira

TV GLOBO | PROGRAMA BOM DIA ES, 07/11/2017
Médico do ES fala sobre o crescimento da miopia nas crianças