Celebrada no dia 18 de outubro, a 8ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho concedeu a Acadêmica Angela Wyse o título de “Pesquisador Destaque” na área das ciências biológicas. A solenidade aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

Uma das duas únicas cientistas premiadas na noite, Angela Terezinha de Souza Wyse é enfermeira formada pela Universidade Federal do Rio Grande (UFRG), mestre e doutora em bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como pesquisadora, atua nas áreas da bioquímica e da neurociência, com ênfase em neuroproteção e doenças neurometabólicas hereditárias. Sua pesquisa com o aminoácido homocisteína abriu novas perspectivas para estudos pré-clínicos e clínicos que visam o tratamento da condição de hiperhomocisteinemia, que é quando ocorre a elevação nos níveis de homocisteína plasmática.

Além da pesquisa e da docência, a Acadêmica também desenvolve um projeto de divulgação científica para crianças de escolas públicas em Porto Alegre. O projeto foca na neurociência e na interdisciplinaridade, a fim de incentivar o gosto pelo estudo, pela ciência e pela saúde.

Ao longo de sua carreira teve seu trabalho reconhecido com prêmios e títulos, tendo recebido o Prêmio Capes-Elsevier em 2014, e se tornado membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 2016.