Em 2018, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biologia Estrutural e Bioimagem (INBEB) completa 10 anos de existência. A data marca também os 30 anos do Laboratório de Termodinâmica de Proteínas e Estruturas Virais Gregorio Weber (LTPV), os 20 anos do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas (CNRMN) e os 5 anos do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO). Juntos, estes centros de pesquisa contribuíram para a consolidação da área de Biologia Estrutural no Brasil e também para a construção de uma rede de pesquisadores e laboratórios de alto nível, equipados com tecnologias de ponta.

Para celebrar a ocasião, o INBEB organiza no dia 12 de novembro o evento 30 anos de Biologia Estrutural: do LTPV ao CENABIO – VI Encontro INBEB. Durante um dia inteiro, uma seleção de importantes pesquisadores que contribuíram para o campo da Biologia Estrutural no Brasil se reúne no auditório do Bloco N do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS-UFRJ). O evento acontece das 9h às 19h e será voltado para a comunidade acadêmica.

Ao lado de outras autoridades científicas, participarão da abertura do evento o Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, e os Acadêmicos Adalberto Vieyra, Jerson Lima da Silva e Jorge Almeida Guimarães. O Acadêmico Glaucius Silva fará uma apresentação sobre “A Biologia Estrutural no Brasil”, e, durante o ciclo de palestras, falarão também os Acadêmicos Sergio Verjovski de Almeida e Débora Foguel.

Além de membros da ABC, a programação inclui também apresentações de pesquisadores importantes no cenário internacional, como o Prêmio Nobel de Química Kurt Wüthrich, Enrico Gratton, professor da University of California e coordenador do Laboratory for Fluorescence Dynamics, e David Jameson, professor do Departamento de Cell and Molecular Biology na Universidade do Hawaii e coordenador do laboratório que leva seu nome.

Podem participar professores, pesquisadores, estudantes da pós e graduação. As inscrições são pagas e vão até o dia 11 de novembro no site.

Para mais informações, clique aqui.