Primeira mulher astrônoma da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina, a Acadêmica Miriani Pastoriza recebeu o título de Doutora Honoris Causa da instituição em cerimônia realizada no dia 24 de outubro, quando se comemorou 147 anos do Observatório Astronômico de Córdoba. Na ocasião, a Acadêmica proferiu a conferência “Por que os núcleos ativos das galáxias são poderosas fontes de energia?”

Nascida na cidade de Loreto, na Argentina, a cientista concluiu a graduação em 1965, na UNC, onde foi a primeira mulher a se licenciar em astronomia. Lá, também fez o doutorado em astronomia, entre 1969 e 1973. Entre as décadas de 80 e 90, realizou dois programas de pós-graduação: um no Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, e outro no Space Telescope Science Institute, nos Estados Unidos.

Como docente, atuou na UNC, no final da década de 60 e início de 70, e no Brasil, passou a ser professora universitária em 1997, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde leciona até hoje. Além disso, Pastoriza atua pesquisando na área de astronomia, com ênfase em astrofísica extragaláctica.

Durante a solenidade, a Acadêmica relembrou seus anos de estudante, seu exílio no Brasil e as dificuldades que teve de enfrentar para abrir o caminho como pesquisadora em um campo dominado por figuras masculinas. Sobre isso, ela compartilhou: “Eu estava tão entusiasmada que nunca prestei atenção ao predomínio dos homens. Nem maternidade nem nada te impedem quando você tem uma determinação e um objetivo claro a seguir.”

Além de Doutora Honoris Causa da UNC, a astrônoma também conta com os títulos de Professora Emérita da UFRGS, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Comendador.