Doutor em química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o Acadêmico Raimundo Braz Filho foi homenageado no dia 25 de outubro, durante a IX Semana de Química da UFC. A comemoração se deu em reconhecimento do compromisso e da colaboração do professor no Programa de Pós-Graduação em Química da UFC.

Nascido em 19 de abril de 1935, em Pacatuba, Ceará, Raimundo concluiu a graduação na UFC em 1962 e no ano seguinte já estava lecionando na mesma instituição, onde permaneceu como professor até 1975. Com uma vida dedicada à docência, ensinou também na UFRRJ, entre 1975 e 1991, e na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), ambas no estado do Rio de Janeiro. Além de membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o agrônomo já foi agraciado com prêmios e honras diversos, incluindo os títulos de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, de Professor Emérito da UFRRJ e da UENF, e de Professor Honoris Causa da UFC e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Atualmente, o professor exerce o cargo de representante no Conselho da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e atua como pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integra o Conselho da UFRRJ e o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Farmacologia, além de participar na edição da revista da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).