A InterAcademy Partnership (IAP), rede global que agrega as Academias de Ciências e de Medicina do mundo, realizou reunião do seu Comitê Executivo na cidade de Berna, Suíça, no dia 5 de setembro. Na parte inicial da reunião, foram avaliadas as atividades desenvolvidas pela rede nos últimos doze meses e discutiu-se a situação financeira da organização. Também se debateu a relação com as academias de engenharia do mundo, tendo sido definido que este deve ser um ponto a ser tratado com atenção no próximo planejamento estratégico do IAP, com vistas a se buscar uma maior articulação com estas academias.

A segunda parte da reunião foi dedicada a discussão e avaliação do trabalho dos diversos comitês da rede. Nesta parte da reunião, Marcos Cortesão, assessor técnico da Academia Brasileira de Ciências (ABC), relatou as atividades desenvolvidas pelo Comitê da Ciência pela Erradicação da Pobreza. Presidido pela ABC, o comitê realizará, em março de 2019, uma conferência internacional no Rio de Janeiro, que terá como foco a ciência e tecnologia para a redução da pobreza e desigualdade.

A reunião discutiu ainda a organização da próxima Assembleia Geral da IAP (a ser realizada em abril de 2019, na Coreia do Sul), analisou as atividades desenvolvidas pelas redes regionais de academias de ciências e avaliou as iniciativas implementadas pelos diversos programas da rede.