No próximo dia 23 de agosto, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) promoverá uma homenagem ao professor Alberto Luiz Coimbra. O objetivo é celebrar a memória do professor, responsável pela criação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), em 1963. A Coppe foi a primeira pós-graduação em engenharia do Brasil e hoje é o maior centro de ensino e pesquisa da América Latina na área. Aberto ao público, o evento começa, às 9h30, no auditório do Prédio Anexo do MAST, na Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro.

O Acadêmico Luiz Pinguelli Rosa, diretor de Relações Institucionais da instituição, será o responsável por comentar o legado deixado pelo Prof. Coimbra. O diretor da instituição e também Acadêmico da ABC, Edson Watanabe, também estará presente na cerimônia.

A iniciativa é parte das homenagens do Projeto Cientistas Brasileiros – Base de Dados Prosopográfica, em andamento na Coordenação de História da Ciência e da Tecnologia do MAST. Durante o evento será lançado o Dicionário Biográfico de Cientistas Brasileiros, que também faz parte do Projeto. Confira abaixo a programação.

Abertura:
– Anelise Pacheco – diretora do MAST
Edson Watanabe – diretor da Coppe
– Heloisa Bertol Domingues
– Carlos Alberto Quadros Coimbra

Criação da Coppe
– Elias da Silva Maia – Pensamento do professor Coimbra materializado na Coppe
– Jefferson dos Santos Alves – A pós-graduação na Coppe e o Sistema PROSOPON do MAST

Conferência: A Coppe, o legado do professor Coimbra
Luiz Pinguelli Rosa, diretor de Relações Institucionais da Coppe

Lançamento do “Dicionário Biográfico de Cientistas Brasileiros”
– Sergio Lamarão – Apresentação do Dicionário, destacando a biografia do Prof. Coimbra.