O passado, assim como o futuro, está sempre em construção. Ou, para os paleontólogos, em reconstrução. Na próxima edição do Ciências às Seis e Meia, dia 4 de setembro, às 18h30, Alexander Kellner apresentará os mais novos achados relacionados aos pterossauros, incluindo suas ocorrências no sul do Brasil e na China, onde recentemente foram descobertas acumulações com centenas de vestígios.

Diretor do Museu Nacional, Kellner abordará as questões mais polêmicas sobre esses répteis alados, mostrando como é feita a pesquisa na paleontologia e ainda trazendo fósseis para o conhecimento do público. Mesmo conhecidos por mais de dois séculos, ainda persistem diversas dúvidas a respeito dos pterossauros, que variam desde a sua posição filogenética na cadeia evolutiva dos répteis até a sua capacidade de voo, passando por questões sobre a seus hábitos alimentares e reprodutivos. Ao final, ele discutirá a contribuição que os estudos dos fósseis proporcionam para o conhecimento da vida no planeta.

Alexander Kellner já realizou atividades de coleta do norte ao sul do país. Além da intensa atividade acadêmica, atua na divulgação científica através de palestras e artigos populares como a coluna mensal Caçadores de Fósseis, na Ciência Hoje. Membro da Academia Brasileira de Ciências, recebeu o prêmio da The World Academy of Sciences na categoria de Ciências da Terra de 2010 e acaba de ser admitido na Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Museu do Amanhã. Confirme sua presença no evento do Facebook e fique sabendo de mais novidades. O evento está sujeito à lotação.

ATENÇÃO
Excepcionalmente, essa edição irá ocorrer na TERÇA-FEIRA (04/09) ao invés de quarta-feira devido ao evento do Camp Serrapilheira que irá acontecer no Observatório do Amanhã na quarta-feira.

 

Ciências às Seis e Meia
O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ano de 2018, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.