Promover qualidade de vida para pacientes idosos em tratamento de câncer, usar a pedra-sabão como solução para aperfeiçoar próteses ortopédicas e dentárias e buscar a alimentação correta para a resistência das bactérias a antibióticos são alguns dos temas pesquisados pelas sete vencedoras da 13ª edição do “Para Mulheres na Ciência”, programa desenvolvido pela L’Oréal Brasil em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), cujo objetivo é promover a igualdade de gênero no ambiente científico.

Anualmente, os jurados escolhem trabalhos com potencial de encontrar soluções para importantes questões ambientais, econômicas e de saúde, como é o caso de Fernanda Cruz, da UFRJ, que trabalha no desenvolvimento de terapias capazes de tratar doenças respiratórias crônicas de maneira mais eficaz, e de Sabrina Lisboa, da USP, que busca um tratamento para o transtorno do estresse pós-traumático compreendendo as alterações que acontecem no cérebro de quem desenvolve a doença.

É na alimentação saudável que a pesquisadora Angélica Vieira, da UFMG, acredita ser capaz de resolver o problema global de resistência das bactérias aos antibióticos. Também em Minas Gerais, Jaqueline Soares faz nanotecnologia com uma matéria-prima abundante em Ouro Preto, a pedra-sabão, para aperfeiçoar próteses ortopédicas e dentárias. Já Ethel Wilhelm, da UFPel, estuda os mecanismos por trás das dores nas extremidades do corpo para garantir qualidade de vida aos idosos, segmento da população que mais cresce no mundo.

Sobre ser uma das poucas mulheres em seu meio, Luciana Lomonaco, da USP, que estuda um dos fractais mais famosos da Matemática, o Conjunto de Mandelbrot, acredita que o problema é a falta de modelos. “Por falta de referências femininas na ciência e, em especial, na Matemática, as jovens nem sabem que existe essa possibilidade quando chega a hora de escolher sua carreira. O prêmio vem para mostrar que é possível ser mulher e cientista”, diz Luciana. Dentro da mesma realidade, Nathalia Bezerra, da UFPE, atua em uma área majoritariamente masculina, pesquisando como aumentar a durabilidade do cimento nas diversas condições climáticas do Brasil. “O prêmio vai ser fundamental para ganhar reconhecimento e será um divisor de águas na carreira”, avalia ela.

Há treze anos, o “Para Mulheres na Ciência” premia cientistas com uma bolsa-auxílio de 50 mil reais em quatro categorias: Ciências da Vida, Química, Matemática e Física. A edição 2018 bateu recorde de participação: ao todo, foram registradas 524 inscrições, 34% a mais que em 2017. A entrega da premiação acontecerá em 4 de outubro, na sede da L’Oréal, no Rio de Janeiro.

Vencedoras do L’Oréal-Unesco-ABC “Para Mulheres na Ciência” 2018

Nathalia Bezerra, Sabrina Lisboa, Jaqueline Soares, Luna Lomonaco, Ethel Wilhelm, Angelica Vieira e Fernanda Cruz


Ciências da Vida:

Ethel Antunes Wilhelm
Angelica Thomaz Vieira
Fernanda Ferreira Cruz
Sabrina Francesca de Souza Lisboa

Química: Nathalia Bezerra de Lima

Matemática:
Luciana Luna Anna Lomonaco

Física: Jaqueline dos Santos Soares

Conheça as pesquisadoras

Saiba mais sobre o programa

Facebook: www.facebook.com.br/paramulheresnaciencia
Twitter: @mulhernaciencia
Site oficial: www.paramulheresnaciencia.com.br

Contatos para a imprensa:

L’ORÉAL BRASIL: Stephanie Tardin – Stephanie.tardin@loreal.com – (21) 4505-6104

FSB ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Sheila Albuquerque – sheila.albuquerque@fsb.com.br – (21) 98272-5387
Nina Mansur – nina.mansur@fsb.com.br

UNESCO BRASIL:
Ana Lúcia Guimarães – a.guimaraes@unesco.org – (61)2106-3536 ou (61) 99966-3287
Fabiana Pullen – f.sousa@unesco.org – (61)2106-3596

ABC
Elisa Oswaldo-Cruz – ascom@abc.org.br (21) 3907-8129
Ana Beatrice Ferreira – aferreira@abc.org.br (21) 3907 8138