O comitê executivo da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês) realizou reunião de trabalho, na sede da Academia Mexicana de Ciências, nos dias 28 e 29 de maio. Participaram desta reunião representantes das Academias do Brasil, Colômbia, Estados Unidos, México, Nicarágua e Venezuela, assim como da Academia de Ciências do Caribe e da Academia Latino-Americana de Ciências. A ABC esteve representada nessa reunião pelo assessor técnico Marcos Cortesão.

Na oportunidade, os integrantes do comitê executivo fizeram uma avaliação dos programas desenvolvidos pela rede: Educação Científica, Mulheres para a Ciência, Segurança Alimentar e Nutricional, Energia e Recursos Hídricos. A partir de relatos apresentados pelos coordenadores de cada um dos programas, foi feito um balanço de qual tem sido o impacto dos programas e de que forma estes têm sido replicados em cada um dos países.

Na reunião, foram apresentados e discutidos os relatórios financeiro e executivo da rede. Os representantes das Academias também discutiram a organização da próxima assembleia geral de Ianas (que acontecerá na Colômbia, em 2019) e instituíram três comitês (Planejamento Estratégico para o Triênio 2019-2021; Avaliação de Programas; Revisão Estatutária e Regimental). A ABC passou a integrar os dois primeiros.

Sobre a Rede Interamericana de Academias de Ciências

A rede Ianas, que reúne 23 Academias de Ciências das Américas, tem sido uma organização atuante no cenário regional. Através de sua ação, busca levar para os principais fóruns multilaterais interamericanos e latino-americanos a visão e a voz da ciência, buscando, com isso, contribuir para a construção de ambientes de discussão e formulação de políticas públicas em que ciência e tecnologia (C&T) sejam incorporadas como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade dos povos do continente.