Em uma reunião histórica, o Conselho Internacional para Ciência (ICSU, na sigla em inglês) e o Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC, na sigla em inglês) fundiram-se oficialmente no dia 04 de julho, formando o International Science Council (ISC), uma organização científica global não-governamental única, que representará tanto as ciências naturais quanto as ciências sociais. A reunião foi aberta com um discurso de Catherine Brechignac, secretária perpétua da Academia Francesa de Ciências. Ex-presidente do ICSU, Brechignac enfatizou que “as ciências naturais não devem mais ditar sozinhas a agenda de pesquisa das ciências do sistema da Terra, pois as ciências sociais são tão importantes quanto”. O príncipe Albert II, de Mônaco, deu as boas-vindas aos participantes da assembleia geral do ISC, na Maison des Océans.

O principal ponto da reunião foi a eleição de um Conselho Diretivo para liderar o Conselho. A assembleia geral elegeu Daya Reddy, da África do Sul, para ser o primeiro presidente. Peter Gluckman, ex-assessor chefe de ciências do primeiro-ministro da Nova Zelândia, tornou-se o presidente eleito e assumirá a presidência na próxima assembléia geral, em 2021. Para a vice-presidência da área de ciências naturais foi eleito Jinghai Li (China) e para a vice-presidência da área de ciências sociais foi eleita Elisa Reis (Brasil), membro titular da ABC. Alik Ismail-Zadeh (Rússia/Alemanha) foi eleito como secretário e Renée van Kessel (Holanda) como tesoureira.

Os membros ordinários do Conselho serão Geoffrey Boulton (Reino Unido), Melody Burkins (EUA), Saths Cooper (África do Sul), Anna Davies (Irlanda), Pearl Dykstra (Holanda), Sirimali Fernando (Sri Lanka), Ruth Fincher (Austrália), James C. Liao (China: Academia Sinica em Taipei), Natalia Tarasova (Rússia) e Martin Visbeck (Alemanha). Em seu discurso de aceitação, o presidente Daya Reddy falou sobre a importância da inclusão e de se envolver as diferentes regiões do planeta no trabalho do novo Conselho. Ele pediu o engajamento de cientistas em início de carreira nos projetos do ISC, apontando que eles devem contribuir para a construção das agendas. “Nós nos propusemos uma meta ambiciosa: sermos uma voz poderosa, visível e confiável. Não há tempo a perder. Vamos ao trabalho!”.

Em votação, os participantes também definiram que Muscat (Omã) sediará a 2ª assembleia geral do Conselho, em 2021. A cidade de Montreal, no Canadá, era a outra candidata a abrigar o encontro.