jacobf_central.jpgEm solenidade realizada na noite de segunda-feira, 26 de março, na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o matemático e ex-presidente da instituição, professor Jacob Palis, foi condecorado como Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra pelo Governo da França. A honraria foi entregue pelo cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé.

A cerimônia reuniu autoridades, Acadêmicos e familiares do matemático. Estiveram presentes o secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Alvaro Prata; o diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana; os diretores científico e de tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima e Silva e Eliete Bouskela, respectivamente; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães; e o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza.

Cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé, afirmou que a entrega do título ao ex-presidente da ABC é um agradecimento não só às parcerias realizadas pelo matemático com a França, como também à atuação dele como um divulgador e promotor da ciência. A condecoração honorífica francesa é secular, tendo sido instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte. Ela recompensa os méritos eminentes de militares ou civis à nação francesa.

“Os incansáveis esforços do professor Jacob Palis em realizar parcerias científicas com a França e sua dedicação em fazer a ciência se expandir atraíram a atenção e o orgulho do governo francês”, disse Guilhaumé.

Presidente da ABC, Luiz Davidovich, destacou a justa homenagem ao Acadêmico. Segundo ele, Jacob promoveu revoluções por onde passou, seja na presidência da ABC, na presidência da Academia Mundial de Ciências (TWAS) ou na diretoria do Impa. “Jacob promoveu ações que levaram à ciência brasileira a um patamar de destaque”, afirmou Davidovich, lembrando que o matemático, além de ter sido seu mentor, foi também uma espécie de tutor. “Aprendi muito com ele, não só como ser o presidente da ABC, como também como empreender em defesa da ciência brasileira”, acrescentou.

jacob_f2_edit.jpgJá o ex-aluno e hoje diretor do Impa, o Acadêmico Marcelo Viana destacou a atuação de Palis na diretoria do instituto. Segundo Viana, seus esforços em tornar o Impa uma organização social levaram a instituição a um crescimento sem precedentes. “Jacob projetou o Impa no exterior e, assim, chegamos à Divisão de Honra da Matemática Internacional”, disse Viana. Ele também mencionou que foi Jacob quem organizou a primeira Olimpíada Brasileira de Matemática, hoje uma das iniciativas de maior projeção do Impa e da Sociedade Brasileira de Matemática.

Representando o ministro Gilberto Kassab, o secretário de nacional de Desenvolvimento Tecnológico do MCTIC e Acadêmico Alvaro Prata transmitiu a Jacob Palis todo o reconhecimento que o Ministério tem por sua liderança e trajetória de luta pela ciência nacional. “Kassab é muito grato pelo trabalho de Jacob Palis, como um importante cientista e por ter colocado seu nome a serviço das grandes questões nacionais”, afirmou Prata.

Bastante emocionado, Jacob Palis fez uma breve retrospectiva de suas relações de troca científica com a França, iniciadas ainda em 1968. Entre as principais passagens, ele lembrou do seu primeiro contato científico com o país, quando, ainda no mestrado, conheceu o matemático que viria a ser seu parceiro científico, amigo e vencedor da Medalha Fields em 1994, Jean-Christophe Yoccoz.

Palis também falou do feliz acordo realizado em 2001 com o governo francês e o recebimento do título de “Chevalier de la Legion dHonneur”, Cavaleiro da Legião de Honra, em 2005. O matemático agradeceu a homenagem, a presença de amigos e autoridades e deu vivas à França: “Vive la France!”, disse ele, animado.