ciencias_museu_copia_edi.jpgNo dia 4 de abril, o Ciência às Seis e Meia comemorará o mês do índio e da terra trazendo o professor do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Museu Nacional/UFRJ) Antonio Carlos de Souza Lima. Ele vai abordar os avanços sobre as terras indígenas no Brasil e a garantia do direito dos povos indígenas a terra.

Para a população indígena, o direito a terra não significa apenas direito ao espaço físico para suas atividades produtivas. Terra vai muito além da concepção de solo, significa um lugar aonde o indígena pode reproduzir sua cultura e tradições, seu modo de viver. Então, podemos dizer que a necessidade de demarcação das terras indígenas é tópico principal de toda a luta ancestral da população indígena.

A apresentação do professor Antonio Carlos visa recuperar a história recente do reconhecimento dos direitos indígenas a terra tal como estabelecidos pela Constituição de 1988, bem como as tensões intra e extragovernamentais que se estabelecem contra os processos de reconhecimento desses direitos. Também será abordado o cenário presente de pressões pautadas a partir do modelo de desenvolvimento rural que tem o agronegócio e suas estratégias como fundamentais.

A palestra é gratuita e acontece às 18h30, no Observatório do Amanhã, no Museu do Amanhã – Praça Mauá, RJ. As inscrições devem ser feitas no site do Museu do Amanhã. É emitido certificado de participação.

O projeto

O Ciência às Seis e Meia é um ciclo de apresentações de divulgação científica voltada para o grande público que se deu início nos anos 80 com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na regional do Rio de Janeiro. Com o objetivo de aumentar o contato entre os cientistas e a população, a SPBC sempre traz temas atuais do mundo das ciências biológicas, exatas e humanas para serem discutidos com o público em apresentações com linguagem acessível. O Ciência às Seis e Meia ocorre toda primeira quarta-feira do mês de forma gratuita e ainda conta com emissão de certificado de participação pela SBPC/RJ.