marcia_barbosa_edit-2.jpgA diretora da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Marcia Cristina Bernardes Barbosa, esteve no III Diálogo ELAS nas Exatas. O evento é uma iniciativa do ELAS Fundo de Investimento Social, em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas e ONU Mulheres. A ação visa reduzir as desigualdades de gênero nas escolas de ensino médio do Brasil.

Física e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcia Barbosa falou sobre o tema “Por que discutir gênero na Escola?”. Em sua fala, ela destacou que a dificuldade em se discutir gênero nas escolas releva o receio que algumas pessoas têm da modificação que o debate pode gerar na sociedade. “As pessoas não querem discutir gênero nas escolas, porque elas não querem agir. Nada vai acontecer se nós não discutirmos a questão como um problema”, disse Marcia.

“Se nós não agirmos, continuaremos vendo casos como o de uma professora universitária dizendo: ‘Homens têm facilidade com matemática, enquanto nós mulheres temos em usar a máquina de lavar roupa”, destacou a Acadêmica. Confira a participação completa da diretora da ABC no link.

O III Diálogo ELAS nas Exatas aconteceu nos dias 20 e 21 de março, com transmissão ao vivo pela página do ELAS nas Exatas no Facebook, em https://www.facebook.com/ELASnasExatas/. O Diálogo reuniu representantes dos 10 grupos apoiados no II Edital ELAS nas Exatas, que são iniciativas de todo o Brasil que visam a inserção das meninas nas áreas de ciências tecnológicas e exatas por meio da promoção da equidade de gênero no ambiente escolar.

Além de debater os temas com especialistas e ativistas convidadas, o principal objetivo do Diálogo é fortalecer os 10 projetos selecionados no II Edital ELAS nas Exatas, identificando ações que possam ser potencializadas e incentivando o trabalho em rede. Katemari Rosa, professora-adjunta de Física da UFBA e a química Joana D’Arc Felix de Souza, Personalidade do Ano no Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo, foram algumas das convidadas para dinamizar o debate.

Gênero e raça nas escolas, o papel da gestão escolar na promoção da equidade e oportunidades e desafios de mulheres que atuam nas ciências exatas e tecnologias foram alguns dos temas debatidos nos dois eventos. A iniciativa pretende incidir no campo da educação pública, em específico no avanço de uma agenda que fortaleça o interesse, a participação e a permanência de jovens mulheres nas ciências.