arton426-9177f.jpg
O matemático e ex-presidente da ABC Jacob Palis foi nomeado, por unanimidade, para receber a Medalha Henrique Morize, em 2018. Palis é pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e foi escolhido em votação da Diretoria da Academia Brasileira de Ciências.
Antecessor do atual presidente da ABC, Luiz Davidovich, Palis foi eleito Acadêmico em 1969, tendo tomado posse no ano seguinte. Em 2004, foi eleito vice-presidente graças ao seu destaque em atuações pela Academia e, em 2007, tomou posse como presidente, ficando no cargo até 2014. O mandato recebeu inúmeros elogios e foi durante este período que foram criadas, dentre outras ações, as vice-presidências regionais; a categoria de Membros Afiliados, formada por cientistas de até 40 anos, para pertencerem aos quadros da ABC por cinco anos e o Conselho Fiscal, para tornar os processos e as finanças da ABC mais transparentes. Um dos grandes destaques do mandato de Jacob Palis como presidente da ABC foi ter se empenhado pessoalmente para trazer o Fórum Mundial de Ciências (WSF, na sigla em inglês), para o Brasil, tendo sido a primeira vez que o WSF foi realizado fora de Budapeste.
A homenagem a Jacob Palis acontecerá durante a Cerimônia de Posse dos Novos Acadêmicos da ABC, no dia 9 de maio, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Sobre a medalha
A Medalha Henrique Morize foi criada em 2014 com o propósito de homenagear cientistas ou instituições que realizem ou tenham realizado contribuições expressivas para a Academia Brasileira de Ciências e para a ciência brasileira. Henrique Morize foi o primeiro presidente da ABC. Diretor do Observatório Nacional, professor catedrático de Física na Escola Politécnica, fundador e presidente de honra da Radio Sociedade do Rio de Janeiro, membro do Clube de Engenharia e de várias outras sociedades brasileiras, francesas, americanas e italianas, Morize é, até hoje, reconhecido por suas contribuições à física e astronomia. Um dos fatos de que mais se orgulhava foi ter chefiado a comissão que, em 1919, observou o eclipse do sol, na cidade de Sobral, além do estudo de vários fenômenos referentes à forma e a natureza espectroscópica da coroa solar, observando elementos capazes de verificar uma das mais interessantes consequências da teoria da relatividade.