Os membro titulares da ABC, Helena Bonciani Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Ronaldo Aloise Pilli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Vanderlan da Silva Bolzani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) compõem a lista tríplice para a escolha do novo membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os três foram indicados em eleição pelas instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, para complementação do mandato do conselheiro Julio Cezar Durigan (até 17/08/2022), vago em razão de seu falecimento.
montagem_aline_3.jpg
Helena Nader teve 478 votos; Ronaldo Pilli, 216 votos; e Vanderlan Bolzani, 507 votos. Foram recebidos 989 votos válidos, 1 em branco e 2 nulos, com participação de 92,2% do colégio eleitoral.
A lista será encaminhada ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para a escolha do novo conselheiro, nos termos do art. 7º, § 3º, da Lei Estadual nº 5.918, de 18/10/1960, combinado com o art. 9º, alínea “c”, dos Estatutos da Fapesp, aprovados pelo Decreto nº 40.132, de 23/05/1962.
Carlos Frederico de Oliveira Graeff, pró-reitor de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), destaca a importância da eleição para o Conselho Superior da Fapesp. “Trata-se do órgão máximo da entidade, responsável por estabelecer rumos importantes sobre políticas de financiamento e sobre o futuro da Fundação como um todo”, comenta.
“O fato de a professora Vanderlan ter ficado em primeiro lugar constitui um reconhecimento dos eleitores da importância dela enquanto pesquisadora de renome nacional e internacional e atuante nas discussões que envolvem a política científica no país. Além disso, atende à expectativa da Universidade manter o seu número de participantes no Conselho Superior, já que a vaga em aberto é a que pertencia ao professor Julio Cezar Durigan, falecido neste ano”, conclui.
Vanderlan agradeceu a confiança depositada na votação expressiva na eleição ao Conselho Superior da Fapesp. “Estarei sempre atenta aos interesses da ciência, tecnologia e inovação, pilares de sustentação de qualquer nação que almeja soberania econômica e social. Nossa Unesp é uma grande universidade e ao longo dos quase 40 anos que aqui estou tento trabalhar com muito empenho como professora e cientista, visando contribuir com uma Instituição que me deu todo apoio institucional para realizar um trabalho que é verdadeira paixão. Me orgulha em ser parte desta grande comunidade e mais ainda ter a confiança de todos vocês”, declarou a professora.
A eleição
As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo inscreveram 14 candidatos.
A eleição foi realizada no período de 11 a 15 de dezembro de 2017, pela internet, encerrando-se às 17 horas do último dia. Encerrada a votação, imediatamente foi feita a apuração do seu resultado pela Comissão Eleitoral, na sede da Fapesp.
Integraram a comissão os conselheiros Eduardo Moacyr Krieger (presidente), José de Souza Martins e Marilza Vieira Cunha Rudge. O presidente da Fapesp, José Goldemberg, também participou do encerramento da eleição. Mais informações aqui.