livro_lent_edit.jpgSerá lançado no dia 5 de dezembro, em São Paulo, e no dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro, a obra “Ciência para Educação – Uma ponte entre dois mundos”. A publicação é a primeira da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE), que tem como coordenador o Acadêmico e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Roberto Lent.
A obra reúne 25 autores de 12 instituições públicas e privadas associadas à Rede CpE entre neurocientistas, psicólogos, economistas, cientistas da informação, fonoaudiólogos, psiquiatras, médicos, biólogos e linguistas. Roberto Lent assina a organização do livro junto com Augusto Buchweitz, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e Mailce Borges Mota, professora da Universidade Federal de Santa Catarina.
A Rede CpE é composta por um grupo de mais de 100 pesquisadores brasileiros comprometidos em fazer ciência pensando na melhoria da educação no país. A Rede CpE conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Museu do Amanhã.
“Os capítulos do livro refletem uma atualizada conceituação de como a ciência, em especial as neurociências e as tecnologias informacionais, podem impactar o desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, a aprendizagem e o ensino para todos os níveis educacionais”, diz Roberto Lent.
“Este livro representa mais uma poderosa ação da Rede CpE que certamente ajudará a inspirar não apenas melhores políticas e práticas educacionais, mas também construir essa ponte tão necessária entre ciência e educação”, acrescenta o Acadêmico.
Entre os assuntos trazidos pela obra, estão temas como o desenvolvimento do cérebro ao longo do crescimento e seu papel no aprendizado; a importância da educação infantil; o aprendizado das palavras e a participação familiar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos; o ensino da matemática tendo como embasamento os fundamentos da neurociência e da psicologia cognitiva; os transtornos mais comuns que afetam o ensino, o papel das tecnologias na sala de aula, uma avaliação de corte econômico da educação infantil no Brasil e no mundo e as competências socioemocionais, atualmente um tema central nas discussões sobre aprendizagem e desempenho escolar.
Lançamento do livro
Em São Paulo, o lançamento do livro será na Livraria Cultura Bourbon-Shopping – Rua Palestra Itália, 500 – Piso 3 – Loja 211 Perdizes. Já no Rio de Janeiro, o evento será na Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon. Haverá sessão de autógrafos e bate-papo com organizadores da obra e autores dos textos a partir das 18h30.