mayana_5_edit.jpgO programa Roda Viva, da TV Cultura, promoveu na segunda-feira, 6 de novembro, uma edição temática sobre ciência e tecnologia. A atração colocou em debate o financiamento e as perspectivas dessa área. Na bancada, cinco pesquisadores convidados: o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz; o diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e do Projeto Sirius, Antônio José Roque da Silva; a Acadêmica e diretora do Centro de Pesquisa do Genoma Humano e Células-tronco (CEGH-CEL) do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Mayana Zatz; o diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, Paulo Saldiva; e a professora do Departamento de Bioquímica da USP, Alicia Kowaltowski.
O programa discutiu questões como o corte verbas para financiamentos de pesquisas, as perspectivas para os próximos anos e as políticas de outros países em C&T comparadas à adotadas pelo Brasil.
Detalhes do Projeto Sirius, desenvolvido pelo Laboratório Nacional Síncrotron, também foram assunto. O laboratório deve abrir novos horizontes nos campos da nanotecnologia, biotecnologia, física e ciências ambientais.
O programa tem a apresentação de Augusto Nunes e conta com a participação fixa do cartunista Paulo Caruso. Confira o debate aqui.