luiz-david-centenario_edit.jpgEm entrevista para a agência de notícias Radioweb, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, falou sobre o contingenciamento de recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), resultado do corte de 44% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O contingenciamento ameaça o pagamento de bolsas de pesquisa.
Para Davidovich, a alocação de recursos em ciência e tecnologia não é um gasto e sim investimento. “Esse corte é um tiro no pé na economia do Brasil. No mundo atual, não há desenvolvimento sem conhecimento”, afirmou o presidente da ABC. (Confira a íntegra da reportagem)
A matéria traz também depoimento do presidente do CNPq, Mário Neto Borges. Segundo ele, sem a liberação de recursos pelo Ministério da Fazenda, só haverá recursos para o pagamento das bolsas a pesquisadores até setembro. Principal agência de pesquisa do país, o CNPq teve redução do orçamento de 2017 para quase a metade, de R$ 1,3 bilhão para R$ 730 milhões.