logo_apleao_foto_central.jpgJá estão abertas as inscrições para o Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas. Criado pela ABC em 1994 e patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a iniciativa se destina a estimular vocações científicas na comunidade universitária.
Podem participar estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior do país, com exceção de instituições com sede nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A inscrição dos candidatos aos estágios deverá ser feita através do formulário eletrônico, até o dia 15 de agosto. A seleção será feita por uma comissão formada por membros da ABC, e o resultado será divulgado em 11 de setembro.
O objetivo principal do programa é criar mecanismos que permitam a universitários vocacionados para a atividade científica estagiar em laboratórios dirigidos por membros titulares da ABC, com linhas de pesquisa definidas e reconhecidamente produtivas. Os estágios de treinamento serão realizados durante o período das férias acadêmicas de verão – de 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018 –, em regime de tempo integral. Os estudantes que demonstrarem talento e vocação para a atividade científica poderão participar do programa em anos sucessivos.
Os recursos financeiros do programa provêm de auxílio concedido pela Capes à ABC, na forma de diárias (totalizando R$ 3.200) e passagens de ida e volta entre as instituições de origem dos universitários e os laboratórios dos Acadêmicos. A ABC não providencia acomodação, transporte ou alimentação para os estagiários. Os recursos disponíveis para o programa permitem acolher até 30 universitários do País nos laboratórios participantes nas áreas de ciências biológicas, biomédicas e da saúde. Confira aqui a lista de laboratórios participantes.
Ao final do estágio, cada estudante deverá enviar à Academia um relatório sobre suas atividades, que deverá ser aprovado pelo respectivo pesquisador-orientador. Concluída essa etapa, os universitários receberão certificado emitido pela ABC.
O Programa está sob a responsabilidade dos Acadêmicos Guilherme Suarez-Kurtz e Flávia Lima Ribeiro Gomes. Em caso de dúvida, envie um e-mail para papl@abc.org.br.