comenda-3_icone.jpg Por proposta da Embaixada da França no Brasil, o Presidente da República francesa, Emmanuel Macron, nomeou o ex-presidente da ABC, Jacob Palis, como Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra. O matemático já tinha a condecoração de Cavaleiro, o primeiro nível da Ordem, recebida em 30 de maio de 2005.
“Me sinto muito feliz em ser condecorado pela República Francesa com esta alta distinção, 12 anos após receber La Légion d’Honneur a nível de Chevalier”, disse Palis.
A Ordem Nacional da Legião de Honra é uma condecoração honorífica francesa secular, instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte. A medalha recompensa os méritos eminentes militares ou civis à nação francesa. A honraria possui cinco graus: Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grande Oficial e Grã-cruz.
O Chefe de Estado, o presidente da República francesa, recebe a Grã-cruz e se torna o grão-mestre da Ordem durante a cerimônia de posse presidencial. Entre os brasileiros que já receberam a comenda de Grão-mestre estão Dom Pedro II e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Os ex-combatentes da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a Segunda Guerra Mundial, o Major-Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima e o Major-Brigadeiro do Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos, receberam o grau de Cavaleiro.