museu-da-vida-3_edit.jpg
O Museu da Vida, localizado no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realiza nos dias 22, 23 e 24 de junho o Festival de Ciência. Na programação do evento estão previstas apresentações musicais e de dança, grafite, experimentos científicos, além de atividades que misturam ficção e ciência. As atividades vão acontecer das 9h às 16h30, na quinta e sexta, e das 10h às 16h, no sábado. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.
Quem participar do festival vai poder conhecer um pouco mais sobre biologia celular, genética, transgênicos, células-tronco, entre outros temas ligados à biotecnologia. O evento terá a participação de cientistas da Fiocruz e de outras instituições, além da colaboração da Biogen Brasil, empresa da área de biotecnologia.
O evento faz parte da série de atividades prevista no âmbito do projeto World Biotech Tour (WBT), iniciado em 2015. Selecionado pela Associação de Centros de Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos (ASTC, na sigla em inglês) para sediar o WBT 2017, o Museu da Vida está nessa iniciativa junto com outros quatro museus ao redor do mundo.
Dentro do festival, também será realizada a segunda edição do evento “Um dia com genômica no ensino médio”, na sexta, dia 23. Alberto Dávila, chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), é o organizador da iniciativa. Realizado pela primeira vez em 2016, a atividade deu início a uma nova fase do Programa “IOC+Escolas”. Criado em 2015, o programa busca incentivar e despertar a curiosidade científica dos estudantes e contribuir para a divulgação da ciência.
Outras atividades estão sendo desenvolvidas este ano no WBT, como o Programa de Jovens Embaixadores, em que um grupo de estudantes de ensino médio está sendo acompanhado por profissionais do Museu para desenvolver projetos nas áreas de biotecnologia e divulgação científica. Ao todo, selecionamos 15 jovens, que realizarão seus projetos até novembro. Durante o festival, eles vão conversar com o público de um jeito bem descontraído sobre as atividades que estão realizando.
O Museu da Vida fica no campus Manguinhos da Fiocruz: Avenida Brasil, 4.365. Mais informações em www.museudavida.fiocruz.br ou no telefone (21) 2590-6747.