Festival da Matemática vai mostrar como cálculos podem divertir
Com mais de 40 oficinas, evento marca o início do Biênio dedicado à disciplina

RIO – Dá para pedalar um triciclo com rodas quadradas? E tocar percussão usando conceitos de matemática? Dobrar papel pode nos levar à Lua? As respostas para essas e outras inusitadas perguntas estão no Festival da Matemática, que será realizado desta quinta-feira, 27, até domingo, 30, em três escolas: Eleva, Nave do Conhecimento Cidade Olímpica e Escola Sesc de Ensino Médio.

O evento é gratuito e pretende pôr um fim à ideia de que matemática é um assunto chato. Para isso, serão realizadas mais de 40 oficinas que aliam números à diversão e à arte, mostrando como cálculos aparentemente distantes fazem parte do nosso cotidiano. Haverá também jogos, protótipos em 3D, cineclubes e palestras de vários matemáticos de ponta – do Brasil e do exterior – e de jovens medalhistas das edições recentes da Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (Obmep).

O Festival marca o início do Biênio da Matemática no Brasil, que, até o fim de 2018, reunirá uma série de outros eventos. Entre eles, os dois principais acontecimentos mundiais da área: a Olimpíada Internacional da Matemática de 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, ambos no Rio de Janeiro.

Realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o Festival pretende aproximar o universo dos números do dia a dia das pessoas, usando o jogo Pokémon Go para ensinar cálculos e poliedros e explicando geometria por meio de origamis, por exemplo.

Essas oficinas foram inscritas no Festival por escolas e universidades de todo o país, e selecionadas entre 247 propostas. O objetivo final é que, além de atrair crianças, adolescentes, pais e educadores que visitarem o evento, essas atividades possam ser reproduzidas em mais colégios.

– Esperamos que o Festival seja “imitado” em várias escolas – destaca o diretor do Impa, Marcelo Viana. – Infelizmente, a matemática é apresentada às nossas crianças em condições muito longe das ideais. É vista como enfadonha e inútil, e, justamente por isso, teremos no Festival oficinas em que se pode colocar a mão na massa, “fazer você mesmo”.

Viana, que ano passado se tornou o primeiro brasileiro a receber a maior distinção da França na área das ciências – o Grande Prêmio Científico Louis D. -, é otimista em relação à difusão do amor pela matemática entre os jovens.

– Esta é a primeira vez que se faz um festival usando matemática como entretenimento, algo ousado. Mas observei que o pré-agendamento no site foi um sucesso: abrimos 12 mil vagas e quase todas foram preenchidas – conta ele.

Exemplos inspiradores

Jovens de sucesso como a paulista Tábata Amaral, formada em Harvard e vencedora do Prêmio Faz Diferença 2016 do GLOBO na categoria Educação, falarão sobre suas trajetórias iniciadas a partir da matemática. E os visitantes poderão assistir ainda a palestras de profissionais como o francês Étienne Ghys, vencedor do Prêmio Clay de Pesquisa, e assistir a apresentações como a do português Rogério Martins, da Universidade de Lisboa, que mostrará uma bicicleta capaz de calcular áreas, criada por ele.

SERVIÇO

Data e hora:
27 e 28 de abril: das 9h às 17h
29 e 30 de abril: das 10h às 18h

Locais:
Escola Eleva: Rua General Severiano 159, em Botafogo
Escola Sesc de Ensino Médio: Avenida Ayrton Senna 5.677, em Jacarepaguá
Nave do Conhecimento Cidade Olímpica (Engenhão): Rua Arquias Cordeiro 15-16, no Engenho de Dentro

Entrada: Gratuita para todas as idades
Inscrição: No próprio local, sujeito à disponibilidade, ou pelo site do Festival