Faleceu, no dia 2 de janeiro de 2017, a Acadêmica e médica Mecia Maria de Oliveira. O velório ocorrerá no dia 4 de janeiro, seguido de um culto e da cerimônia da cremação, a partir das 10h30, no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro.

Graduada em medicina e doutorada em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mecia também completou uma especialização em bioquímica pelo National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos. Também fez pós-doutorados na Itália, Inglaterra e Estados Unidos.

Construiu carreira como professora na UFRJ, onde se aposentou; na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde foi professora visitante; e na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde foi consultora ad hoc.

Também foi professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Universidade Nacional de Brasília (UnB), além de pesquisadora na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pesquisava Doença de Chagas, esquistossomose, Trypanosoma cruzi, entre outras áreas. Mecia era membro da ABC na categoria de “associado” desde 1963.

A Academia Brasileira de Ciências lamenta a perda desta eminente cientista e presta seus sentimentos à família.