O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), receberá no dia 14 de setembro, a partir das 13h30, o ciclo de palestras “Jornada Jean-Christophe Yoccoz no Impa”, em homenagem ao matemático francês falecido no dia 3 deste mês.

As apresentações serão voltadas para os sistemas dinâmicos, tema ao qual Yoccoz se dedicava, e terá palestras de alguns dos principais nomes brasileiros na área. Entre eles, Artur Avila, primeiro ganhador sul-americano da Medalha Fields; Jacob Palis, vencedor do Prêmio Balzan em 2010 e presidente da Academia Brasileira de Ciências de 2007 a 2015; Marcelo Viana, diretor-geral do Impa e primeiro brasileiro a receber o Grande Prêmio Científico Louis D, além dos pesquisadores do Impa e também Acadêmicos Carlos Gustavo Moreira e Welington de Melo.

Em 1981, então mestre em matemática e professor na França, Yoccoz participou de um programa alternativo das Forças Armadas de seu país para passar um período em outro lugar do mundo ensinando e pesquisando. Amigo de Jacob Palis desde 1979, escolheu o Brasil e desembarcou no mesmo ano em que foi inaugurada a sede própria do Impa no Jardim Botânico, onde se situa o instituto até hoje.

Ao longo dos anos, Yoccoz voltou ao Brasil diversas vezes, inclusive para o simpósio de física e matemática realizado pela ABC em 2008, e realizou importantes trabalhos em parceria com matemáticos brasileiros. Era membro correspondente da ABC e, em 1994, foi vencedor da Medalha Fields.

O cientista faleceu após uma longa batalha contra um câncer e deixou a saudade e a admiração de seus amigos e parceiros.

A Jornada Jean-Christophe será no Auditório Ricardo Mañé, localizado na Estrada Dona Castorina, 110, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ) e terá transmissão ao vivo pela internet pela página do Impa.

Programação:

13h30 – Jacob Palis: Bifurcações homoclínicas
14h15 – Welington de Melo: Homeomorfismos críticos e difeomorfismos do círculo
15h30 – Marcelo Viana: Intercâmbios de intervalos e fluxos de Teichmuller
16h15 – Carlos Gustavo Moreira: Dimensões fractais e suas aplicações
17h – Artur Avila: Conectividade local do conjunto de Mandelbrot