Inspirado na relação simbiótica entre a ciência e o cinema, e para comemorar o centenário da Academia Brasileira de Ciências, o Instituto Moreira Salles (IMS) abre, no dia 21 de abril, a mostra “Cinema e Ciência”, com exibição de filmes e debates ligados às ciências naturais.

Assim como a fotografia, o rádio ou a televisão, o cinema começou como uma experimentação científica. A técnica de colocar imagens estáticas em sequência criando a ilusão de movimento não tinha, a princípio, a intenção de se tornar uma forma de expressão artística, mas foi sabiamente apropriada pela inquietação criativa dos primeiros cineastas no fim do século XIX.
A mostra, que vai até dia 8 de maio, terá sessões diárias e a primeira, no dia 21 de abril, exibirá “A Febre da Partícula” (EUA, 2013, 99) de Mark Levinson. As outras sessões ainda serão confirmadas. Veja mais na página do IMS.
As datas das sessões com debates também serão divulgadas em breve, mas os Acadêmicos Mayana Zatz e Artur Ávila já estão confirmados.
O Instituto Moreira Sales fica na rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro.
LEMBRETE!
Convidamos a todos para estarem conosco na Reunião Magna da ABC 2016 no Museu do Amanhã comemorando nosso Centenário! Veja a programação para escolher os dias e turnos de seu interesse. Inscrições para Acadêmicos abertas até o dia 20 de abril e abertas ao público a partir desta data.

Mais informações aqui.