A edição de 12 de fevereiro da revista Revide de Ribeirão Preto trouxe, em sua matéria de capa, o Acadêmico Sérgio Mascarenhas de Oliveira para falar sobre suas recentes descobertas na área da neurologia.

Nascido no Rio de Janeiro e bacharel em física pela Universidade do Distrito Federal (UDF) e em química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mascarenhas, hoje com 88 anos, desenvolveu, junto de outros pesquisadores, dois métodos para medição de pressão intracraniana. Um, minimamente invasivo, consiste em um chip colocado no crânio sob a pele. O outro, nada invasivo, é composto “por um sensor colocado em volta da cabeça por uma faixa”, segundo a reportagem da revista.

A inovação, em fase de avaliação pelas agências reguladoras da área da saúde, trará benefícios para vítimas de traumas na região da cabeça, pois poderão ser examinadas sem intervenções no crânio.

Além de detalhar a nova descoberta, a revista lista os feitos mais relevantes de Mascarenhas como a fundação da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e do Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária da Embrapa de São Carlos.

Confira aqui a reportagem:

Capa
Página 1
Página 2
Página 3
Página 4
Página 5