O Acadêmico Ricardo Magnus Osório Galvão, docente do Instituto de Física (IF) da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Física, será homenageado com o recebimento da Medalha Carneiro Felippe.
A outorga será realizada na ocasião da cerimônia do 59º Aniversário da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), às 15 horas, do dia 14 de outubro, na sede da CNEN, localizada na Rua da Passagem, 123 – Botafogo, Rio de Janeiro. Essa é a honraria máxima concedida pela CNEN a cientistas que se destacam pelo desenvolvimento de pesquisas direcionadas ao uso pacífico da energia nuclear.
O professor Galvão é graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1969), fez mestrado em Engenharia Elétrica na UNICAMP (1972) e se doutorou (1976), na área de Física de Plasmas Aplicada no MIT (Massachusetts Institute of Tecnology).
Em 1983, defendeu no IF a tese de livre-docência sobre “Estabilidade Magnetohidrodinâmica de Configuração de Confinamento Magnético com Simetria Axial” e, desde 1992, ele ocupa o cargo de Professor Titular no IF. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciência e do Conselho da Sociedade Européia de Física.