A Academia Brasileira de Ciências está iniciando o processo de eleição de novos Acadêmicos. Esse processo é um dos procedimentos de maior significado para a ABC, pois da qualidade de seus quadros, depende sua credibilidade e relevância em nosso país e no exterior. A meta desse processo sempre foi e deve continuar sendo a indicação dos cientistas mais competentes do país, independentemente de sua área de atuação, e isso só é possível com sua participação. Por conseguinte, a Diretoria da ABC solicita a todos os seus Membros Titulares que não deixem de indicar os cientistas que, a seu juízo, devem pertencer ao quadro de Acadêmicos da ABC.
Os Acadêmicos receberam por e-mail, no dia 14 de julho, um código e uma senha para acesso ao Sistema Eletrônico de Votação da ABC, através dos quais poderão indicar candidatos a Membro Titular e Correspondente. Novamente contaremos com a internet como o principal meio para a indicação de candidatos, embora a indicação feita por carta também seja aceita. Solicite o formulário próprio à Secretaria da ABC, caso seja de sua preferência. Caso tenha problemas com o código e a senha, entre em contato com Fernando Verissimo, pelos telefones (21) 3907-8100, (21) 99646-3027 ou pelo e-mail verissimo@abc.org.br.
Lembre-se de que, em conformidade com o nosso Estatuto aprovado em 2011, o cientista de nacionalidade estrangeira radicado no Brasil há mais de dez anos poderá ser indicado candidato à categoria de Membro Titular, bem como o cientista brasileiro, que tenha prestado relevante colaboração ao desenvolvimento da Ciência no Brasil e esteja radicado no exterior há mais de dez anos, poderá ser indicado à categoria de Membro Correspondente.
Calendário do Processo de Eleição de Novos Acadêmicos 2015
14/jul a 9/set/2015: Inscrição de candidatos
10/set a 10/out/2015: Avaliação dos candidatos pelos seus pares
21/out/2015: Reunião da Comissão de Seleção e construção da cédula
29/out a 2/dez/2015: Votação geral
2/dez/2015: Assembleia Geral e divulgação dos novos Acadêmicos
3/mai/2016: Posse dos novos Acadêmicos
Tendo seu código e sua senha, vote em: http://eleicao.abc.org.br/
Contamos com a sua participação!