A ABC lamenta o falecimento do Acadêmico Philip Albert James Gorin, ocorrido no dia 14 de dezembro de 2014. Gorin era professor aposentado do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Natural da Inglaterra, aos 17 anos, entrou para a Bristol University, escolhendo os cursos de física, química e matemática, e no último ano, química orgânica. Fez pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela National Research Council of Canada (NRC). Professor da UFPR desde 1983, ele foi o primeiro membro da instituição a tornar-se titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências Químicas, em 2004.
Na UFPR, o Acadêmico coordenou diversos programas científicos, como o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex). Foi pesquisador nível A1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e consultor científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Durante sua carreira, publicou mais de 300 artigos científicos em periódicos internacionais.