A Academia Brasileira de Ciências elegeu (ABC), em reunião da Diretoria no dia 10 de março, seu novo vice-presidente, além do vice-presidente da Região Sul e uma nova diretora.
O Acadêmico João Fernando Gomes de Oliveira, doutor em engenharia mecânica e professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), assumiu a vice-presidência no lugar de Hernan Chaimovich, nomeado presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele foi diretor-presidente do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – de 2008 a 2012 e, atualmente, é representante no Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Oliveira foi condecorado com a Comenda, em 2007, e a Grã-Cruz, em 2010, da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República. Também recebeu o Prêmio FCW – Ciência e Cultura na Categoria Ciência Aplicada da Fundação Conrado Wessel, em 2010.
Já o Acadêmico João Batista Calixto, doutor em farmacologia e professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assume o cargo de vice-presidente da Região Sul, no lugar de Francisco Salzano, que deixa o posto por motivos pessoais. Calixto foi um dos criadores do Departamento de Farmacologia e o primeiro coordenador do Curso de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSC. É diretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos (CIEnP) desde 2013. Por dois mandatos consecutivos, foi presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) e, em 2002, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico.
A nova diretora da ABC, a Acadêmica Beatriz Leonor Silveira Barbuy, passa a ocupar o posto da Diretoria que era de João Fernando Gomes de Oliveira, novo vice-presidente da ABC. Doutora em astrofísica e professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, Barbuy é membro da Academia de Ciências da França e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês). Em 2010, foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico. Um ano antes, foi vendedora do Prêmio Internacional “Para Mulheres na Ciência”, promovido pela LOréal e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O presidente da ABC, Jacob Palis, enviou uma nota de agradecimento a Francisco Salzano pelos anos de serviço à ABC:
“Caro Salzano,
Gostaria de fazer um agradecimento muito especial em nome da Academia Brasileira de Ciências e meu próprio pelos anos que você dedicou à vice-Presidência Regional Sul. De forma entusiasmante, você encampou comigo a ideia de distribuir regionalmente a atuação das atividades da Academia, e abraçou com vigor a causa dos Membros Afiliados.
Há anos que sou admirador da carreira científica que você construiu sobre temas da evolução humana, com pesquisas junto a tribos indígenas e os estudos da chegada do homem à América até as pesquisas genéticas com alimentos transgênicos.
Assim é que você recebeu tantos e merecidos prêmios, como o Almirante Álvaro Alberto, do CNPq, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, como também os prêmios “Annual Award” e o “Franz Boas High Achievement Award” da Ibero-American Society of Human Genetics e da Human Biology Association, respectivamente, além de ser ilustre membro da nossa Academia de Ciências e da US National Academy of Science.
Muitíssimo obrigado,
No começo do mês, Palis também havia escrito um agradecimento a Hernan Chaimovich pela sua atuação como vice-presidente da ABC:

“Caro Hernan,
Foi ótimo tê-lo conosco na Vice- Presidência da ABC.
Desejamos amplo exito em sua nova missão como Presidente do CNPq.
Estaremos sempre apoiando-o e contando com seu nobre apoio à
nossa Academia de Ciências.
Um grande abraço em nome da Diretoria da ABC,
Jacob.”

A ABC parabeniza e deseja boas-vindas a seus novos vice-presidentes e diretora!