Em parceria com a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-A), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) está coorganizando dois processos de consulta, que reunirão um grupo de destacados cientistas em Manaus, nos dias 5 e 6 de dezembro próximo.

A SDSN é uma iniciativa que visa mobilizar o conhecimento existente na busca por soluções práticas para os problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Através da mobilização de universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, empresas e outros centros de conhecimento, esta rede procura contribuir para o desenho e futuro monitoramento da implementação da Agenda do Desenvolvimento Pós-2015.

O primeiro processo ocorrerá na tarde do dia 5/12, tendo como tema ”Ciência e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Contando com a participação dos presidentes das Academias de Ciências dos países amazônicos – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela -, entre outros convidados, esta consulta discutirá o papel e a contribuição potencial da ciência para a definição de alternativas de desenvolvimento para a Amazônia. Contando com o apoio da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), os participantes debaterão estratégias para a mobilização e engajamento das instituições de pesquisa na região, visando a construção de uma agenda sustentável de desenvolvimento regional.

O segundo processo de consulta será realizado na manhã do dia 6/12 e terá como tema ”Desafios, Oportunidades e Contribuições para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Nesta consulta os participantes debaterão temas como: principais desafios de pesquisa na região nos próximos 5 anos; desafios para pesquisadores e institutos de pesquisa na Amazônia; cooperação científica visando o desenvolvimento regional sustentável; soluções inovadoras para os problemas regionais; e a contribuição efetiva que a rede SDSN-Amazônia pode oferecer para a comunidade científica regional, e vice-versa.

O propósito fundamental é que estes dois processos de consulta contribuam para a formulação do plano estratégico da SDSN-Amazônia e a mobilização da comunidade científica regional, visando o desenvolvimento de um paradigma sustentável de desenvolvimento para a Amazônia.

Os dois processos de consulta serão realizados na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), localizada na Rua Álvaro Braga, 351, no Parque Dez de Novembro, em Manaus.

Os eventos são gratuitos e abertos ao público, mediante inscrição pelo email jfernandes@abc.org.br. Por favor, coloque no assunto SDSN-MANAUS.

 

Haverá tradução simultânea.

Veja a programação.