A Academia de Ciências da América Latina (ACAL) divulgou os nomes dos novos integrantes da diretoria e da presidência da instituição. Claudio Bifano, atual presidente da Academia de Ciências Físicas, Matemáticas e Naturais da Venezuela, será o novo presidente da ACAL. Dentre os eleitos para compor o quadro de conselheiros da presidência está Gerhard Malnic, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A Academia de Ciências da América Latina foi criada em 1982 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das ciências em benefício do desenvolvimento humano e da integração cultural e social da América Latina e do Caribe. Atualmente, a ACAL tem 231 membros em países como Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.

Gerhard Malnic é médico e doutor em fisiologia humana pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular da USP, atuando na área de fisiologia, com ênfase em fisiologia renal. Foi diretor do Instituto de Ciências Biomédicas e do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBB) e da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBF). Malnic é condecorado com o Prêmio J. B. Magaldi da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil.