Na 20ª Olimpíada de Maio, competição organizada desde 1995 pela Federação Iberoamericana de Competições de Matemática (Ficom), o Brasil conquistou mais uma vez a premiação máxima possível, com uma medalha de ouro, duas de prata, quatro de bronze e três menções honrosas em cada nível de participação. A competição é disputada em dois níveis: Nível 1 para estudantes de até 13 anos e Nível 2 para estudantes de até 15 anos. Este ano as provas foram realizadas no sábado, (10/05) de forma simultânea em 14 países ibero-americanos. Os objetivos da competição incluem estimular e desafiar estudantes com habilidade matemática nos países ibero-americanos, favorecer relações de amizade e cooperação internacional e criar oportunidades para o intercâmbio de informação entre os países participantes.

No Brasil, a prova foi aplicada apenas aos alunos que foram premiados na 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2013) com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas ou que foram selecionados pelos coordenadores regionais da OBM. Após a correção das provas, feita nas coordenações regionais, houve ainda a seleção das dez melhores provas de cada nível. O resultado brasileiro foi enviado por correspondência para a Ficom, na Argentina, onde foi dada a classificação final por país. Segundo a organização, foram avaliadas as provas de 253 estudantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Os diplomas que registram os prêmios obtidos pelos participantes serão enviados nos próximos dias pela Ficom aos organizadores locais nos países participantes.

A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição nacional alcança hoje mais de 560 mil estudantes e tem desempenhado um importante papel relacionado à melhoria do ensino, descoberta de talentos para a pesquisa em matemática e seleção de estudantes que participam em competições internacionais.

A OBM conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).