Na tarde do dia 27 de agosto foi realizada a cerimônia de diplomação e o simpósio científico dos novos membros afiliados da Regional Norte da Academia Brasileira de Ciências. Foram eleitos para o período 2014-2018 os jovens pesquisadores Cleidson Ronald Botelho de Souza (UFPA, Ciências da Engenharia); Jeronimo Lameira Silva (UFPA, Ciências Químicas); João Vital da Cunha Júnior (UFPA, Ciências Físicas); Nils Edvin Asp Neto (UFPA, Ciências da Terra).

O evento foi realizado no Instituto Tecnológico Vale de Desenvolvimento Sustentável (ITVDS), em Belém do Pará. A mesa de abertura reuniu o vice-presidente Regional Norte da ABC Roberto Dall’Agnol, o vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Acadêmico Horacio Schneider e os Acadêmicos Paula Schneider (UFPA), João Batista Corrêa da Silva (UFPA), Philip Fearnside e Tetsuo Yamane (foto abaixo).

Dall’Agnol abriu a sessão relatando que a criação da categoria de membro afiliado da ABC ocorreu em 2007 e que foi uma ideia vitoriosa. ”Aproximar da Academia jovens talentosos de todo o país, como membros por cinco anos e como grandes colaboradores depois disso vem oxigenando e enriquecendo a ABC. Como resultado, entre outros, já temos dois ex-afiliados que foram eleitos titulares em 2014. Esse é o caminho.”

E, como já avaliado em outras ocasiões pelos próprios membros afiliados em final de mandato, não basta ser eleito: tem que participar. A ABC promove um grande evento anual no mês de maio, sua Reunião Magna, sempre com palestras de Prêmios Nobel e incluindo a cerimônia de posse dos novos membros titulares e correspondentes. Além desses, diversos outros eventos temáticos são realizados a cada ano, como pode ser visto nos relatórios de atividades publicados desde 2009.

Em 2011, os membros afiliados foram convidados a organizar um evento nacional, para reunir todos os jovens pesquisadores de excelência eleitos pela ABC até então. O 1º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC foi realizado na sede da ABC naquele ano, gerando um livreto com o mesmo nome do evento. Ficou decidido, então, que eventos similares seriam realizados bianualmente. Em 2013, o 2º Encontro Nacional ocorreu em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Para 2015, está previsto o 3º Encontro Nacional e o Comitê Científico. A ideia é que seja composto por um ou dois membros afiliados de cada região, de áreas do conhecimento o mais variadas possível..

A newsletter semanal Notícias da ABC (NABC) divulga os eventos e faz sua cobertura, estando aberta para receber de seus membros divulgação de prêmios, eventos e outros temas de interesse da sociedade através do e-mail ascom@abc.org.br.

Os Anais da ABC (AABC), revista científica coordenada pelo Acadêmico Alexander Kellner, ganhou em 2014 sua newsletter propria e têm grande interesse na publicação de artigos de cientistas de excelência, sejam ou não membros da Academia. Na ocasião da cerimônia em Belém, os novos afiliados receberam material de divulgação, apresentando as atividades da instituição na qual ingressaram e pela qual foram reconhecidos como jovens pesquisadores de alto nível científico.

João Vital, Cleidson Botelho, Roberto Dall’ Agnol e Nils Asp

Foi então realizada a cerimônia de diplomação dos novos membros – estando ausente Jerônimo Lameira, que está realizando estágio de pós-doutorado nos EUA – seguida pela apresentação científica de cada um deles. Conheça-os um pouco mais nas matérias a seguir.

Ponte entre academia e indústria

Cleidson Botelho de Souza estuda técnicas, ferramentas e práticas que facilitem o desenvolvimento colaborativo de software, atividade que atualmente pode significar coordenar centenas de pessoas ao redor do mundo.

Entre a música e ciência

Além da guitarra, Jerônimo Lameira Silva trabalha com simulação computacional de biomoléculas e acredita que os resultados de suas pesquisas podem contribuir para o entendimento de catálise enzimática e desenho de novos inibidores de alvos terapêuticos.

No rastro das estrelas

João Vital da Cunha Júnior estuda a energia escura e a matéria escura, problemas fundamentais da interface envolvendo cosmologia, astrofísica e física de partículas.

Estudando os efeitos das ondas, das marés, da força dos rios e do clima

Nils Edvin Asp Neto analisa as modificações físicas ocorridas nas áreas costeiras para entender sua história, as consequências das mudanças e identificar o que é natural ou causado pelo homem.