Os presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), Jorge Guimarães, assinaram acordo para reativar o Programa AristidesPacheco Leão de Iniciação Científica (PAPL-IC), na quinta-feira, 7 de agosto. Oprograma esteve ativo por onze anos, mas foi interrompido em 2005.

O PAPL-IC é destinado ao treinamento de jovens da RegiãoAmazônica através da concessão de bolsas de estudo pela Capes, em programas deiniciação científica promovidos por instituições convidadas pela ABC. A ideia éque estudantes de graduação dessa região atuem em diferentes grupos de pesquisaem outros Estados do Brasil, promovendo um intercâmbio nacional.

Um dos objetivos é incentivar o fortalecimento das ações depesquisa dos programas de pós-graduação stricto sensu voltados para estudossobre a Amazônia. Os editais específicos Capes-ABC definirão os temasprioritários a serem explorados pelos grupos de pesquisa, e os pesquisadoresparticipantes serão selecionados pela Academia.

Confira as atribuições e responsabilidades da ABC e daCapes, bem como outros detalhes do acordo de cooperação, acessando o documento assinado pelas duas entidades.

Veja também a matéria sobre a homenagem ao centenário de Aristides Pacheco Leão, em que o acordo foi assinado.