O engenheiro mecânico Sadik Kakaç, que ingressou em 2013 na ABC como membro correspondente, veio da Turquia para o Rio de Janeiro especialmente para participar da Reunião Magna. Ele trabalha com energia e transferência de calor, e foi o pioneiro na pesquisa e no ensino dessa área na Universidade Técnica do Oriente Médio (METU, na sigla em inglês), em Ankara. O professor também estabeleceu e dirigiu a Unidade Técnica de Pesquisa em Calor, um centro patrocinado pelo Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica da Turquia.
Vencedor de um dos mais prestigiados prêmios da área de engenharia, da Rede Internacional de Educação e Pesquisa em Engenharia (iNEER), Kakaç passou 28 anos na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, como professor visitante. Lá, foi presidente do Departamento de Engenharia Mecânica. “Tive boas experiências trabalhando na Flórida com cientistas brasileiros”, contou o pesquisador ao NABC. Em seguida, voltou à Turquia, onde atualmente é professor na Universidade de Economia e Tecnologia TOBB.
O turco é inventor do número Kakaç, um importante parâmetro usado na mecânica de fluidez. Membro emérito da Academia de Ciências da Turquia, ele considera uma grande oportunidade poder participar da Reunião Magna e estreitar as relações entre seu país e o Brasil. “Estou muito feliz de fazer parte da ABC”, ressaltou o engenheiro, animado pelo vínculo com a Academia.
Conheça outro membro correspondente, o palentólogo chinês Xiaolin Wang, que também estimula a cooperação científica com o Brasil ao estudar répteis voadores em um grupo de estudo com pesquisadores dos dois países. Clique aqui para ler a matéria.