Em parceria com a Academia Nacional de Ciências (NAS, na sigla em inglês) e a de Engenharia (NAE) dos Estados Unidos, a ABC promoveu, em março deste ano, o simpósio “Brazil – U.S. Frontiers of Science and Engineering”.

A iniciativa foi coordenada pelo Acadêmico Alvaro Prata com apoio do Acadêmico Renato Machado Cotta, pelo lado brasileiro, e pela diretora da Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Toronto, Cristina Amon, pelo lado norte-americano. O principal objetivo foi promover encontros multidisciplinares entre futuros líderes da ciência mundial, para que fossem discutidos os últimos avanços em seus respectivos campos de atuação. Veja a programação.
Na edição de 2014, a diversidade de tópicos apresentados impressionou. Foram abordados temas como bioengenharia e saúde pública, materiais biomédicos e biocombustíveis, desafios e oportunidades para cidades sustentáveis e resilientes. Parte dos palestrantes eram oriundos de empresas como a Amyris Brazil, IBM, Monsanto, DuPont, Laboratório Nacional Argonne e Vale S.A., assim como outros tantos eram pesquisadores de universidades como a Federal do Rio de Janeiro, Federal de Minas Gerais, Federal de São Carlos, Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho (Unesp), do Estado de São Paulo (USP), Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), Instituto Max Planck, Universidade da Califórnia/San Diego, de Michigan, da Carolina do Norte e de Harvard.
Renato Cotta, Daniel Mote (presidente da NAE), Álvaro Prata,
Susan Trumbore (Max Planck Institute) e Cristina Amon
O formato do evento incentivou um contato mais informal entre seus participantes, especialmente pelas sessões de apresentação de pôsteres selecionados, que tratavam desde o estudo de vacinas para o mundo em desenvolvimento até o uso da bioenergia e dos biocombustíveis no Brasil. Dentre tantos temas, a bióloga Mariana Veras, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), construiu um modelo animal capaz de evidenciar algumas das graves consequências da poluição atmosférica à saúde dos seres vivos. Saiba mais em matéria das Notícias da ABC.
Nas conferências de formato tradicional também foram debatidos outros assuntos de grande interesse para a ciência contemporânea. Um dos painéis tinha como tema a nanotecnologia de precisão e trouxe, no papel de palestrantes, o Acadêmico Ado Jório de Vasconcelos e o ex-membro afiliado da ABC (2009-2013) Alexandre Reilly Rocha. Leia sobre o painel em matéria das Notícias da ABC.

Além disso, o “Brazil – U.S. Frontiers of Science and Engineering” ainda criou uma oportunidade de divulgação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para os estrangeiros presentes. O diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do órgão, Guilherme Melo, não só explicou as principais funções e programas do CNPq como se disponibilizou a tentar, junto à instituição, um financiamento às propostas que surgissem durante o evento. Leia mais sobre sua apresentação em matéria das Notícias da ABC.