O pai de Maurício Barros Corrêa Júnior seguiu carreira de técnico em metalurgia, sua mãe e irmã mais velha são cabeleireiras e o irmão, mais novo entre os três filhos, cursa medicina. Nascido e criado em Minas Gerais, na pequena cidade interiorana de Bom Jesus do Galho, Maurício costumava jogar futebol e videogames, praticava artes marciais e estudava violão. Na escola, gostava de estudar matemática, física, história e filosofia.
Ele conta que seu interesse em relação ao campo da ciência foi despertado pela constante curiosidade em entender os fenômenos físicos da natureza. Quando chegou sua época de prestar vestibular, Maurício lembra que – como acontece com a maioria dos jovens – a decisão sobre qual graduação cursar foi bastante difícil. “Eu pretendia fazer direito. No entanto, segui o conselho de meu pai, que me aconselhou a estudar matemática”, complementa.
Maurício, então, graduou-se em matemática pelo Centro Universitário de Caratinga. Por tratar-se de uma instituição particular, ele não teve a oportunidade de ingressar na iniciação científica em matemática pura. Assim, foi somente durante o mestrado – cursado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também em matemática – que ele decidiu fazer pesquisa. “Nessa época, fiquei muito interessado pelo estudo da geometria algébrica e da geometria diferencial”, conta, destacando a importância dos professores Israel Vainsencher – membro titular da ABC – e Dan Avritzer em sua formação básica.
Além deles, o especialista em teoria geométrica das folheações holomorfas e variedades algébricas reconhece a influência do também Acadêmico Márcio Gomes Soares em sua trajetória profissional, seu orientador no mestrado e também no doutorado – obtido, da mesma maneira, pela UFMG. Maurício afirma que ele foi de vital importância em sua escolha e posterior formação na área em que atua hoje. Ainda no período de seu doutorado, ele destaca o nome do professor Rogério Mol como alguém também marcante no decorrer de sua carreira.
Sua linha de pesquisa
Professor do Departamento de Matemática da UFMG, Maurício Barros Corrêa Júnior estuda o comportamento geométrico de soluções de equações diferenciais complexas em variedades algébricas. De acordo com ele, “muitos fenômenos da natureza são modelados por equações diferenciais ordinárias”.
Apaixonado pela oportunidade do entendimento proporcionada pela ciência, ele afirma ser encantadora a interligação das teorias matemáticas – as quais estão, em suas palavras, “envolvidas de forma extraordinária”. Para Corrêa Jr., curiosidade, paciência e perseverança são características fundamentais a um cientista. Ciente das dificuldades implicadas na escolha de uma carreira, ele diria a um jovem interessado pelo campo científico: “Escolha sua profissão baseado nas qualidades que você acredita possuir.”
Eleito para o período de 2013 a 2017, o novo Acadêmico sente-se honrado pela distinção. Além disso, ele acredita ser uma grande oportunidade de interagir com outros importantes cientistas brasileiros. Em contrapartida, ele afirma: “Pretendo contribuir divulgando minha área de pesquisa, principalmente para jovens cientistas como eu.”