A Academia Norueguesa de Ciências e Literatura (DNVA, na sigla original) decidiu premiar o russo Yakov G. Sinai na edição deste ano do Prêmio Abel, uma das maiores distinções científicas no campo da matemática. De acordo com a entidade, a escolha se deu em função de suas fundamentais contribuições para o estudo dos sistemas dinâmicos, da teoria ergódica e da física matemática.

O anúncio foi feito hoje, 26/3, pelo presidente da DNVA, Nils Chr. Stenseth. Sinai receberá o prêmio das mãos do príncipe da Noruega, em cerimônia a acontecer no dia 20 de maio, em Oslo, capital do país.

Desde 2003, o Prêmio Abel vem sendo entregue anualmente a personalidades cuja contribuição para as ciências matemáticas é notável. O vencedor recebe, além do reconhecimento simbólico, uma quantia em dinheiro local, a coroa norueguesa, que equivale a cerca de 750 mil euros.

Professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, Yakov Sinai é um dos matemáticos mais influentes do século XX. Muitos processos matemáticos são nomeados em sua homenagem, como a entropia KelmogorovSinai e a teoria Pirogov-Sinai. E não é para menos: durante sua carreira, ele alcançou muitos resultados inovadores na teoria de sistemas dinâmicos, na física matemática e também na teoria da probabilidade.

Muito respeitado nas comunidades físicas e matemáticas, nos últimos 50 anos Sinai escreveu mais de 250 artigos e muitos outros livros. O russo treinou e influenciou toda uma geração de especialistas em seu campo de pesquisas. Orientou, por exemplo, mais de 50 estudantes de pós-doutorado.

Com um currículo tão vasto, o Prêmio Abel não foi a primeira distinção recebida por Sinai. Muitos outros, como o Leroy P. Steele Prize for Lifetime Achievement (2013) e o Wolf Prize in Mathematics (1997), vieram antes. O professor também é membro de diversas sociedades científicas, dentre elas a Academia Americana de Artes e Ciências, a Academia de Ciências da Rússia e a própria ABC.

Para mais informações, acesse o site oficial do Prêmio Abel.