Com o tema “Ciência para a Erradicação da Pobreza e oDesenvolvimento Sustentável”, a VII Conferência e Assembleia Geral da RedeGlobal de Academias de Ciências (IAP) será realizada entre os dias 24 e 26 de fevereiro de 2013, no Riode Janeiro. O evento reunirá os presidentes das Academias de Ciências do mundo,bem como atores relevantes no cenário científico internacional. Veja a programação, o perfil dos palestrantes em inglês e português e mais informações na página oficial do evento, no site do IAP.

O IAP

O IAP é uma rede global que reúne 105 Academias de Ciênciasdo planeta e cujo principal objetivo é mobilizar a comunidade científicainternacional para contribuir com o processo de formulação de políticaspúblicas, trazendo a visão da Ciência para debates sobre temas fundamentaispara a sociedade e os governos. A partir dos programas e ações desenvolvidas, arede busca estimular o trabalho colaborativo das Academias de Ciências e outrasorganizações científicas em prol do desenvolvimento de um mundo melhor.

A Assembleia Geral

A Rede Global de Academias de Ciências organiza suaConferência e Assembleia Geral a cada três anos. Os encontros anteriores foramrealizados em outubro de 1993 (Cúpula sobre Populações, Nova Délhi); maio de1996 (Fórum Habitat II, Istambul); maio de 2000 (Transição para aSustentabilidade, Tóquio); dezembro de 2003 (Ciência para a Sociedade, Cidadedo México); dezembro de 2006 (A Unidade da Ciência, Alexandria); e janeiro de2010 (Biodiversidade, Londres).

Responsável pela organização da próxima edição do evento, aAcademia Brasileira de Ciências (ABC) propôs que o foco da reunião de 2013fosse “Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável”.Tal tema se articula fortemente com o papel dedestaque que o país tem desempenhado no cenário internacional, tanto comoreferência no combate à pobreza como na busca por alternativas sustentáveis dedesenvolvimento.

Veja mais detalhes do evento no vídeo abaixo.