O periódico santista A Tribuna publicou em 14/1 uma entrevista com o Acadêmico e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) Isaac Roitman, que atualmente coordena a implantação do Núcleo do Futuro da Universidade de Brasília.

O pesquisador falou, dentre outros assuntos, sobre os desafios enfrentados pela educação brasileira e do trabalho realizado pelo Núcleo, projeto da UnB iniciado por ele no ano de 2010. Na UnB, Roitman também exerce o cargo de professor titular. Especialista na área de fisiologia de microorganismos, especialmente protozoários tripanosomatídeos, ele já foi presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia e membro da Comissão Internacional da Society of Protozoology, além de outros postos de similar relevância.

Doutorado em microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com alguns pós doutorados no exterior, Roitman atuou no governo de 2003 a 2008 como diretor de Avaliação da Capes/MEC [Ministério da Educação], assessor da Presidência do CNPq e diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED/MCT). Foi presidente do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde do MCT, presidente da Comissão Nacional de Avaliação de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Conaic/CNPq). Atuou como coordenador de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e como subscretário da Subsecretaria de Políticas para a Criança da Secretaria de Estado da Criança do Governo do Distrito Federal. Atuou ainda como coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) até 2012 e é presidente do Comitê Editorial da Revista DARCY.

Para ler, na íntegra, a matéria publicada pelo jornal A Tribuna, clique aqui.