A ciência é movida por perguntas, se diz no meio acadêmico. Imagine, porém, ter que responder a todas elas de uma vez. Este desafio tem sido enfrentado pelo matemático Jacob Palis, sempre disponível para atender aos veículos de comunicação que o procuram com bastante frequência, não só como pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), mas como presidente da Academia Brasileira de Ciências, contando que ele comente uma imensa variedade de assuntos científicos.

Uma equipe de reportagem da TV Brasil o entrevistou, agora em dezembro, em busca de uma avaliação da ciência no país e no mundo neste ano que finda. Palis respondeu a perguntas sobre políticas de sustentabilidade, desenvolvimento de vacinas para combater epidemias, cuidados com a saúde das populações e investimento de recursos na ciência – já que a ABC está lutando, junto com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), para que o governo destine recursos oriundos dos royalties do pré-sal para a educação, ciência e tecnologia. O argumento forte é que o conhecimento é uma fonte inesgotável, ao contrário do petróleo. Além disso, temas como a gestão pública de recursos naturais e os prêmios Nobel deste ano foram abordados durante a entrevista especial para o programa Repórter Brasil, que vai ao ar na última semana do ano.

Palis destacou que, ao longo do ano, a ABC colocou em prática os seus compromissos com a sociedade por meio do apoio e estímulo ao fortalecimento científico do país, passando pela pesquisa de ponta realizada por seus membros até a participação e posicionamento nas discussões de políticas públicas referentes à ciência, tecnologia, inovação e educação, assim como ao meio ambiente. “Estar disposto para dar entrevistas é importante para expandir o conhecimento sobre a ciência para a sociedade, divulgando o empenho dos cientistas brasileiros em realizar pesquisa de excelência, mesmo quando são muitos os desafios a serem vencidos”, afirmou o presidente da ABC. Palis deixou claro que há um grande investimento da Academia em dialogar com toda a sociedade, contribuindo para a economia do país, através da cooperação com a indústria; com a educação, com o desenvolvimento da pesquisa de qualidade nas universidades; e com os meios de comunicação, através da divulgação científica, esclarecendo questões de interesse da população.

O presidente Jacob Palis no momento da entrevista
com a repórter Vanessa Gonçalves

A ocasião da entrevista foi oportuna para ouvirmos o outro lado e sabermos da visão que os meios de comunicação têm sobre a Academia. Vanessa Mendonça, jornalista da TV Brasil que entrevistou Palis, justificou a escolha do presidente da ABC para a matéria em razão de seu renome na área e da credibilidade da informação científica fornecida pela Academia. De acordo com Vanessa, a retrospectiva tem como objetivo principal informar os avanços alcançados nos setores de importância nacional. Dentre estes campos tidos como fundamentais está a ciência e, para a repórter, “nada melhor do que falar com a ABC – uma fonte confiável capaz de oferecer não só um respaldo interessante, mas também fornecer informações precisas quando o assunto é ciência”.

No decorrer de 2012, a Academia trabalhou muito para assegurar um ano novo de muitas realizações para a ciência brasileira. E conseguiu. Tanto que, em 2013, o Brasil será sede da VII Conferência e Assembleia Geral da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), que tem como tema a “Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável”. O encontro reunirá presidentes de inúmeras Academias de Ciências do mundo, bem como atores relevantes no cenário científico internacional.

Outro evento de grande porte a ser sediado pela ABC em 2013 é o Fórum Mundial de Ciências, sendo esta a sua primeira edição fora da Hungria. Envolvendo mais de 500 cientistas provenientes de cerca de 100 países diferentes, o objetivo tradicional do encontro é promover um fórum global de diálogo sobre a ciência, seu papel e suas responsabilidades no século 21.

Acompanhem a Agenda da ABC 2013, que será mantida atualizada, de forma dinâmica, durante todo o ano.