Frank Nelson Crespilho, professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) e Membro Afiliado da ABC, é editor de livro recém publicado que tem como título “Nanobioelectrochemistry: From Implantable Biosensors to Green Power Generation”. Abordando temas de fronteira em nanociência e bioeletroquímica, o volume foi publicado pela editora alemã Springer-Verlag e possui, ao todo, 137 páginas.

De acordo com o editor, atual coordenador de equipe para o Instituto Nacional em Eletrônica Orgânica (INCT) e para a Rede em NanoBioMedicina (CAPES), os tópicos abordados vão “desde estudos fundamentais envolvendo biomoléculas (como proteínas e DNA) e nanopartículas, até as reais aplicações dos nanomateriais na medicina e na geração de energia limpa”. Reunindo pesquisadores vindos do Brasil e de outros países do mundo, todos com prestígio internacional, o livro descreve como nano-biossensores podem auxiliar na diagnose do câncer, o funcionamento de bio-dispositivos implantáveis e também as mais modernas técnicas eletroquímicas para investigação de processos físico-químicos em nível molecular, dentre outras coisas.

Crespilho é graduado em química pelo IQSC-USP e possui mestrado em ciências e doutorado em físico-química pela mesma instituição. Além disso, o pesquisador realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra, em Portugal, e pós doutorado em física no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP). Membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE), seus atuais temas de interesse e pesquisas em andamento são: Propriedades Eletrônicas em Materiais Nanoestruturados e Biológicos, Interação entre Biomoléculas e Nanoestruturas, Magnetoeletroquímica, Bioeletroquímica Aplicada a Sistemas Celulares, Biossensores, Biocélulas a Combustível e Biochips Implantáveis, Simulação e Teoria Eletroquímica de Nano-eletrodos.