Destaque do fascículo 12 da Elsevier Reviewers Update, publicada em 16 de outubro, o geneticista Ricardo Antunes Azevedo compartilhou sua experiência de tradutor de periódicos científicos em entrevista. Além disto, o geneticista possui pós-doutorado em Bioquímica de Plantas pela Universidade de Lancaster (Inglaterra), além de ser professor titular da Universidade de São Paulo (USP).
A era digital tem possibilitado que se formem comunidades científicas internacionais, reunindo inúmeros pesquisadores de todo o mundo. Com isto, há uma expansão acelerada do conhecimento. Este fenômeno caracteriza a democratização do acesso à informação e pode ser percebido pelo aumento da produção, da diversificação e da difusão do conhecimento.
O revisor de periódicos tem seu papel destacado neste contexto. Afinal, o grande aumento do número de publicações traz responsabilidades extras: para ser eficaz, o conhecimento largamente difundido precisa ser de qualidade. O entrevistado abordou o papel das inovações tecnológicas, como bancos de dados digitalizados, por exemplo, e a dinamização do trabalho. Quais as perspectivas de mudanças no trabalho do revisor nos próximos anos e um conselho de Antunes a jovens revisores podem ser conferidos na entrevista, apresentada integralmente aqui.
A revista destacou a larga experiência de Ricardo Azevedo no campo. Ele foi revisor de 89 jornais científicos de todos os continentes, tendo revisado mais de 400 originais.