Quatro estudantes brasileiros conquistaram medalhas de ouro na 4ª Competição Íbero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), que foi realizada entre os dias 1° e 5 de outubro na cidade de Guanajuato, no México.

A equipe, selecionada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, é formada pelos estudantes Régis Prado Barbosa e Gabriel Mello Dalalio, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Renan Henrique Finder, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Davi Lopes Alves de Medeiros, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O grupo conquistou quatro das seis medalhas de ouro distribuídas na competição. O Instituto Militar de Engenharia (IME) também enviou uma equipe de quatro estudantes, conquistando ao todo uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

A competição contou este ano com a participação de 52 estudantes que representaram 14 instituições de ensino superior provenientes do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Equador. O Acadêmico Carlos Gustavo Moreira, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), participou como líder do grupo.

(Os medalhistas brasileiros)
Os medalhistas brasileiros

Sobre a competição

A competição, criada em 2009, é realizada anualmente com o apoio de Sociedades de Matemática, universidades e centros de pesquisa, além de um importante grupo de professores e estudantes. O evento tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando as capacidades científicas através da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes.

A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), programa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e nas, universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).