O Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências Jayme Luiz Szwarcfiter receberá o “Prêmio Coppe Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2011”, outorgado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em reconhecimento à sua atuação em pesquisa e em formação de recursos humanos. O prêmio também será entregue ao engenheiro Roberto Schaeffer e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 24 de setembro de 2012, às 10 horas, no Auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

Szwarcfiter possui graduação em Engenharia Eletrônica e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ, doutorando-se em Ciência da Computação pela Universidade de Newcastle Upon Tyne, na Inglaterra. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos EUA; na Universidade de Cambridge, na Inglaterra e na Universidade Paris XI, na França. É professor titular da Coppe-UFRJ, onde atua no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, e pesquisador do Núcleo de Computação Eletrônica.

O engenheiro possui diversas publicações relevantes em periódicos científicos e anais de conferências, nas áreas de Teoria da Computação e Matemática Discreta. Orientou dezenas de mestres e doutores, que atualmente são docentes de várias universidades do país e do exterior. Foi membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) em diversos períodos. Entre os prêmios e distinções que recebeu está o Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia, oferecido pelo CNPq, em 2001; o título de Professor Emérito do Instituto de Matemática da UFRJ, em 2002; o Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação, em 2005; e o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em 2006. Foi eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências em 2011.