Faleceu no dia 9 de julho, aos 84 anos, o Acadêmico Affonso do Prado Seabra, bioquímico, farmacêutico e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nascido em 1º de junho de 1928, o pesquisador se formou pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Brasil no ano de 1948.

Logo após a formatura, foi contratado para planejar e construir dois laboratórios farmacêuticos, na Colômbia e no México. Em seguida, foi trabalhar como pesquisador assistente na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, por dois anos, onde também concluiu o mestrado em Bioquímica no ano de 1954.

Na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, trabalhou como professor visitante e, em 1964, doutorou-se em Química Orgânica e Fisiológica pela UFRJ. Como profissional da instituição, Seabra contribuiu para a implantação do programa de pós-graduação da universidade.

No campo da investigação científica, dedicou-se às técnicas de isolamento e purificação de produtos naturais, à cromatografia líquida de alta pressão (nome vigente na época, hoje abandonado). Nessa condição, colaborou intensamente com Walter Mors, quem o indicou como Membro Associado da Academia, e Ângelo da Cunha Pinto.

A Academia Brasileira de Ciências lamenta a perda desse grande cientista e cumprimenta a família.