O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicou no dia 27/06, no Diário Oficial da União (DOU), a Instrução Normativa nº2 de 2012 que regula a integração dos Laboratórios Estratégicos e Associados ao Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNANO), criado pela Portaria 245, de 5 de maio de 2012.

O SisNANO visa ampliar a estrutura de laboratórios multiusuários em nanotecnologia acessível aos setores acadêmico e industrial. A criação do sistema otimizará o complexo de infraestrutura laboratorial; contribuirá para o desenvolvimento da pesquisa básica e aplicada; promoverá a formação de recursos humanos e irá capacitar o país a desenvolver programas de inserção da nanotecnologia incorporando inovação ao setor produtivo.

A implantação desse sistema é uma iniciativa da Coordenação Geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI de acordo com as diretrizes do Programa Brasil Maior e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Futuras ações do MCTI em Nanotecnologia priorizarão instituições associadas ao SisNANO. As instituições interessadas em fazer parte do SisNANO devem se inscrever através do email sisnano@mct.gov.br.