O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, anunciou no dia 14 de outubro um novo grupo de estudos, aprovado pela Diretoria da ABC. Tendo como tema a Integridade Ética na Ciência, o grupo é coordenado pelo diretor da ABC e diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, que já coordenou um grupo sobre o mesmo assunto na Fapesp.

O grupo de estudos sobre Integridade Ética na Ciência é composto pela vice-presidente regional da ABC no Rio de Janeiro, Elisa Reis; o diretor da ABC Luiz Davidovich, o diretor-geral da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), Carlos Aragão; o fundador do Laboratório GENE – Núcleo de Genética Médica, Sérgio Pena; e o professor do Instituto de Química da Unicamp Fernando Galembeck.

A iniciativa de criar um grupo de estudos sobre esse tema teve início em uma reunião do Conselho Consultivo da ABC, no dia 3 de maio, que começou uma discussão sobre a necessidade de se implantar uma Comissão de Ética da Academia. No dia 28 de setembro, a Diretoria se reuniu para debater a criação do grupo de estudos, que teria como objetivo elaborar um documento estratégico sobre ética na ciência de modo a viabilizar a implantação da Comissão de Ética. Esse documento terá como base o Código de Boas Práticas Científicas da Fapesp e o Manual de Procedimento da National Academy of Sciences, dos Estados Unidos.

“Esse grupo de estudos terá um progresso mais rápido do que os demais grupos da ABC, uma vez que o objetivo dele é suprir a necessidade de se criar uma Comissão na Academia de modo a otimizar uma conduta ética”, afirma o gerente administrativo da ABC, Fernando Carlos Azeredo Verissimo. Segundo ele, uma primeira reunião do grupo deve acontecer no dia 18 de outubro.